EMEI Jardim Monte Belo – um lugar pra ser feliz!

Por Professora Karina Cabral

Segue a saga! 🙂

DIÁRIO DO PROJETO – DIA 6 – 05 DE SETEMBRO DE 2011

Atividades – Observação do Terrário – Observação dos Calendários – Vídeos sobre Borboletas 

Nossos bichinhos passaram dois dias sozinhos no final de semana. A gente chegou e tudo estava muito quieto no terrário… Achamos até que eles tinham morrido. A Joaninha estava toda encolhida com as pernas pra dentro, e achamos até que ela já era…

Mas foi só colocar água que eles começaram a se mexer de novo! Os tatuzinhos saíram e ficaram andando, os caracóis se mexeram e a Joaninha começou a passear no terrário inteiro bem animada! A minhoca bebê apareceu, e a Karina viu um bichinho marrom bem pequeno que parecia uma baratinha… Tomara que não seja, porque muita gente ia ter medo de ter uma barata grande no terrário. Nós só não achamos o grilinho, que sumiu o dia todo… Ficamos pensando se ele deu um jeito de escapar pelos buraquinhos do pano…

Será que os bichos dormem e só acordam quando chega a água? Ficamos pensando nisso… E o que será que eles comem?

Depois a gente foi até a sala multi-uso ver uns vídeos que a Karina trouxe pra gente que explicam sobre a vida das borboletas…

Um é do Borboletário de Osasco…

 
 
Eu sou uma borboleta, pequenina e feiticeira, ando no meio das flores procurando quem me queira…”
 

Outro é do grupo Palavra Cantada…

Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?”
 
 
 
 
 
 

E outro do Cocoricó!


Na natureza as histórias são assim… Voltam pro começo quando chegam no fim.”

 

 

Nós adoramos todos eles, e ficamos com vontade de aprender a cantar as músicas.

A vida das borboletas é muito interessante… É um ciclo que chama “metamorfose”.

Depois do vídeo, a Karina, na roda de leitura, mostrou um monte de calendários e todo mundo ficou falando sobre eles. Alguns acham que nós devíamos fazer um calendário bem grandão, outros acham que deveria ser pequeno e outros acharam que o mais legal era o de mesa. A Karina teve uma ideia de montar uma exposição de calendários, para a gente poder ver e pensar melhor sobre o assunto.

Nós não vemos a hora de fazer o nosso passeio!

DIÁRIO DO PROJETO – DIA 7 – 06 DE SETEMBRO DE 2011

Atividades – Observação do Terrário – Leitura de Texto Informativo

Hoje a gente descobriu uma coisa interessante – os bichinhos do nosso jardim dormem, porque quando a gente chega, eles estão quietinhos… E depois que falamos, mexemos no vidro e colocamos água, eles todos acordam e começam a se mexer. Será que os bichinhos de jardim dormem?

Hoje a professora Larissa deu dois presentes pra gente: um monte de figuras sobre o poema do leilão de jardim, e também uma centopeia! Ela foi até o parque falar com a Karina e viu uma centopeia debaixo da pia. No começo todo mundo achou que era uma minhoca. Mas quando a Larissa pegou, percebeu que ela tinha um mooooooooonte de pernas! As pessoas costumam chamar esse bicho de “piolho-de-cobra”. A Karina acha que é uma centopeia. Que bicho será que é?

 

Nós colocamos o bicho no terrário, junto com um outro presente que ganhamos. A professora Roseli e os alunos dela acharam um tatuzinho bola, e trouxeram pra gente. Assim que entrou no terrário, a centopeia/falsa minhoca ficou meio quieta. Depois ela foi rapidinho pra debaixo da terra e sumiu. Será que centopeia vive embaixo da terra, igual a minhoca?

 

A gente hoje leu um livro bem interessante sobre a metamorfose das borboletas. A Karina explicou que os textos assim, que trazem informações, são diferentes das historinhas. Por exemplo, a gente pode ler a histórinha da Ruth Rocha sobre as borboletas Romeu e Julieta, mas é diferente desse livro, porque ele fala coisas das borboletas inventadas, e não das borboletas imaginadas… Todo mundo já está ficando craque em saber de borboletas!

      

Amanhã é feriado e ninguém vem pra escola. A Karina disse que vai molhar o terrário antes de ir embora pra ele não ficar muito seco amanhã. Será que os bichinhos vão sentir nossa falta?

Na quinta-feira vamos tomar algumas decisões sobre o nosso projeto… Que está cada dia mais interessante!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: