EMEI Jardim Monte Belo – um lugar pra ser feliz!

DIÁRIO DO PROJETO – DIA 8 – 08 DE SETEMBRO DE 2011

Atividades – Observação do Terrário – Exposição de Calendários – Seleção de Material de Pesquisa – Vista do Diário do Projeto

Hoje algumas crianças da Professora Roseli ficaram aqui com a gente, e nós ficamos muito contentes de mostrar o terrário para elas e explicar como ele funciona. Foi bem legal!

A Karina pegou todos os calendários e montou uma exposição na sala. Tem calendários de vários tipos e tamanhos. Nós vamos ficar olhando os calendários por um tempo até decidir como vai ser o nosso.

O Gabriel da professora Roseli achou no parque uma joaninha muito linda, preta com bolinhas brancas e vermelhas… Nós colocamos ela no terrário, e colocamos também uma formiga com asas. A centopeia não apareceu mais, nem o grilinho. A joaninha da Ludmila fica dormindo até umas 9 horas, depois ela acorda e fica andando como louca no terrário. E os tatuzinhos… Esses não cansam nunca! Ficam andando sem parar.

A Meire deu dois presentes pra nós – uma apresentação de computador com vários bichos de jardim, e também umas cartelas de adesivos com bichinhos. É tão legal ganhar tantos presentes!

Na hora dos cantinhos, algumas meninas se organizaram e foram para a biblioteca. Elas descobriram que elas mesmas poderiam separar o material pra gente pesquisar, então começaram a mexer na estante laranja, que é onde estão os livros informativos. A Anna Vitória disse pras outras meninas que os livros das outras estantes não serviam, porque eles eram historinhas, e não valia pra nossa pesquisa. A Karina ficou até emocionada do que elas fizeram, olhando todos os livros, os índices, as fotografias, e separando os livros que iam servir pra gente pesquisar ou não, sem ninguém precisar falar nada. Foi bem interessante, porque elas descobriram que, mesmo sem saber ler como quase todos os adultos leem, elas conseguem observar os livros e aprender muitas coisas com eles! Nossa caixa ficou bem cheia de materiais legais pra pesquisar.

Outra novidade: a Karina trouxe um livro bem diferente, todo colorido e cheio de fotos e letras. Ela começou a ler e nós percebemos que era um livro que falava da gente! Sim, um diário do nosso projeto! O Gabriel falou que ele sabia o que era um diário – são livros que contam coisas do passado. E um diário é muito parecido com isso mesmo – é um livro onde a gente conta tudo que aconteceu, pra poder lembrar depois. O nosso tem fotos, letras e as figurinhas que a Meire deu! Logo logo as crianças vão ajudar a Karina a escrevê-lo, e também a enfeitá-lo com desenhos e coisas que a gente conseguir pesquisar.

DIÁRIO DO PROJETO – DIA 9 – 09 DE SETEMBRO DE 2011

Atividades – Observação do Terrário – Exposição de Calendários – Observação de fotos de Bichinhos – Diário do projeto

Novidades do nosso terrário – hoje a gente parou pra olhar ele bem de perto, e percebemos que tem muuuuuuuuuuitos bichinhos pequenininhos! Parece que a centopeia teve uma filhinha bem minúscula. Que coisa! E tem outros bichos e minhocas que a gente não sabe que bichos são, mas estão lá. A Karina disse que vai trazer uma lupa pra gente olhar os pequenininhos de perto. A joaninha do Gabriel e a formiga com asas sumiram… Pra onde será que esses bichos vão? Todos pra debaixo da terra? Será? Reparamos também umas bolinhas brancas bem pequenininhas. De que bicho será? A Karina vai pedir pra gente levar o terrário no dia da nossa excursão para tirar algumas dúvidas com quem entende de inseto…

Continuamos visitando a exposição de calendários… A Professora Antonia trouxe um calendário de mesa feito por crianças, e também um livro pra gente estudar, que era do filho dela. Muito legal!

Hoje nós vimos a apresentação de computador da Meire sobre os bichinhos. Foi bem interessante! Lá tinha um moooonte de fotos de bicho de jardim que mostravam eles bem de perto. A gente pode contar as patas dos insetos… E a maioria tem seis patas. A gente também percebeu que os insetos têm vários nomes… E cada um chama de um jeito. Por exemplo, o bicho-pau… O Wanley disse que ele aprendeu que aquele bicho chama “Mané-Magro”. E a gente também viu que “piolho-de-cobra” é a lacraia, que tem o rabo bem partido, e não a centopeia, que parece mais uma minhoca… Na verdade, a gente já sabe muitas coisas sobre bichinhos de jardim!

Também foi dia de ler o diário de ontem pra perceber como pode ser legal registrar tudo que a gente aprende. Assim a gente esquece menos! E todo mundo tá achando o livro do diário bem bonito e colorido…

DIÁRIO DO PROJETO – DIA 10 – 12 DE SETEMBRO DE 2011

Atividades – Observação do Terrário – Lista de Meses e Bichos – Listagem de Perguntas – Desenho

Enquanto brincávamos na quadra, achamos uma centopeia e um tatuzinho, mas dois habitantes pro nosso terrário! A centopeia parece que estava adivinhando que ia ganhar uma amiga ( ou será que é namorado? ), porque hoje cedo, depois de ter sumido debaixo da terra por uns dias, ela estava andando pra lá e pra cá no terrário…

Algumas crianças da professora Daniela ficaram com a gente, e foi bem legal, porque eles também adoraram o terrário! Fizeram um monte de perguntas sobre o nosso projeto, e nós explicamos pra eles como se faz. Foi bem legal.

Hoje foi um dia especial, porque tomamos algumas decisões e conversas importantes sobre o projeto. A primeira delas foi o tipo de calendário que vamos fazer. Cada um queria fazer de um jeito, porque até calendário em pano de prato a gente viu… E aí a Karina explicou que a gente tinha que pensar uma coisa, a coisa principal – tínhamos que fazer um calendário em que coubesse coisas escritas e desenhos sobre os bichinhos. Isso já eliminou os calendários de imã de geladeira e os de cartão… Ficou pra decidirmos se vamos fazer de folhinha ou de mesa. 

Depois fizemos uma lista dos meses do ano e dos bichinhos que a gente ia escolher – 12 meses, 12 bichinhos! No começo do projeto, a gente só sabia dizer o nome de 6 bichos… Agora, ficou até difícil escolher de tantos bichos legais que existem. Ficou assim a nossa lista:

Janeiro – Joaninhas

Fevereiro – Abelha

Março – Caracol

Abril – Tatuzinho

Maio – Centopeia

Junho -Minhoca

Julho -Formiga

Agosto -Grilo e Louva-a-Deus

Setembro – Borboletas e Lagartas

Outubro -Bicho-Pau e Bicho-Folha

Novembro – Aranha

Dezembro -Libélula

Essa lista vai ficar na parede pra ajudar a gente a ir vendo o que já fizemos e o que falta fazer…

A Karina colocou na parede também um papel pra irmos anotando as perguntas que forem surgindo, e então ver se vamos respondendo, lendo os livros, olhando na internet e falando com pessoas que entendem do assunto.


Começamos também a desenhar os bichinhos. Esse vai ser um dos desafios do nosso projeto – aprender a desenhar os bichos como eles são, como se o nosso desenho fosse uma foto… A Karina explicou que esse desenho chama “desenho científico”, e que é muito difícil de fazer. Mas nós nos saímos muito bem! Teve gente que desenhou bem parecido com a realidade e deu pra reconhecer o bichinho só de ver! Muito legal. 🙂

DIÁRIO DO PROJETO – DIA 11 – 13 DE SETEMBRO DE 2011

Atividades – Observação do Terrário – Análise de Calendários – Roda de Conversa

Hoje a gente teve uma longa conversa sobre o calendário que vamos fazer.

Primeiro, desmontamos a exposição de calendários, e reparamos o seguinte:

  • Os meses têm 30 ou 31 dias; só fevereiro que tem 28;
  • Os dias da semana e dos meses sempre estão na mesma ordem, e isso não muda nunca em nenhum calendário;
  • Os dias de descanso ( domingos, feriados e em alguns casos até os sábados ) quase sempre estão escritos em outra cor;
  • Às vezes aparece o nome dos feriados escritos embaixo no calendário;
  • Em alguns calendários também aparece o desenho da Lua. A Rafa disse que a prima dela estuda muito a Lua, e explicou que a Lua tem jeitos diferentes de aparecer no céu – “fases”. Os calendários dizem que dia a lua vai mudar de jeito;
  • Os calendários que têm informação sobre algum assunto têm fotos e desenhos bonitos;
  • Os calendários sempre trazem o nome de quem o fez – uma empresa, loja, firma, escola… Começamos então a pensar no nosso calendário.

Como é difícil tomar decisões juntos! Cada um pensou no calendário de um jeito, e aí, quando fomos pensar como seria um calendário que fosse de todo mundo, foi uma confusão danada pra decidir. Mas no fim deu tudo certo, e ficou mais ou menos assim o nosso plano:

  • Vamos fazer um calendário de folhinhas, de colocar na parede, porque dá mais espaço pra escrever e desenhar.
  • Vai ser um bicho ( e um mês ) por folha.
  • Vamos fazer o desenho dos bichinhos bem pequenininhos, todas as vezes, e assim conseguiremos colocar o desenho de todo mundo no calendário.
  • Vamos fazer cópias do calendário para cada criança, e também para cada funcionário da escola, afinal, todo mundo precisa de calendário!
  • Precisamos escrever os números e letras do calendário com caneta preta, para aparecer bem.

A Karina disse que também tem planos para fazer o calendário, porque tem algumas coisas que ela quer que sejam daquele jeito para a gente poder aprender outras coisas:

  • A cada semana a gente vai estudar sobre um bichinho; no final da semana a Karina vai chamar um trio ( um trio é três! ) para escrever com ela um texto informativo sobre os bichos.
  • Esse trio também vai escrever o nome do mês, e o nome do bicho. Todos nós vamos desenhar o bicho.
  • Em um dia a gente faz a parte dos números do calendário, todo mundo junto. A gente vai poder decidir como marcar os dias do feriado, e outros detalhes nesse dia.
  • Não vai valer desenhos que não sejam científicos, ou seja, que não mostrem o bichinho do jeito que ele é. Por isso a gente vai estudar bastante o jeito que o bicho é, pra poder desenhá-los direitinho.

No terrário, os caracóis estavam agitados hoje! Tinha uns bem grandes! E nós vimos a hora que um estava fazendo cocô. Aliás, o vidro já está cheio de cocozinho de caracol. As centopeias sumiram de novo. Um aluno de outra sala trouxe um tatuzinho. No corredor tinha duas abelhas voando baixo, mas achamos que não valia a pena colocá-las no terrário, porque logo elas iam morrer.

DIÁRIO DO PROJETO – DIA 12 – 15 DE SETEMBRO DE 2011

Atividades – Observação do Terrário

Hoje apareceu uma centopeia perto do lixo! Ficamos pensando se é uma das nossas, que fugiu do terrário, ou se é outra. Colocamos ela lá dentro…

Sempre quando está mais frio, os bichinhos ficam encolhidos… E não querem se mexer muito. A Raissa falou que a gente também é assim… E é verdade! O tempo influencia muito no jeito dos bichos do terrário. 🙂

DIÁRIO DO PROJETO – DIA 12 – 15 DE SETEMBRO DE 2011

Atividades – Observação do Terrário – Conversa com a Coordenadora

Os caracóis continuam doidões… E parece que aquela centopeia que achamos ontem não sobreviveu… Ela não está se mexendo.

A Karina falou que acha que esses bichinhos de jardim não vivem muito tempo, e que a gente precisa se acostumar com isso… E estudar também quanto tempo eles vivem. Por exemplo, pode ser que a Maria Joana, ou joaninha, já seja uma joaninha bem velhinha… E logo logo a gente não veja mais ela se mexendo. Lá dentro também tem uma mariposa morta e uma minhoca pequena morta que os meninos acharam no parque.

Nós tivemos uma ótima notícia… E a Meire foi quem veio contar. Ela disse que finalmente conseguiu falar com o pessoal do Instituto Biológico, e que eles aceitaram receber a gente! Já pensou? Vamos passear! E aprender um monte de coisas.

A visita dura 2 horas, e pode ir no máximo 45 crianças… A gente vai poder levar o terrário para eles tirarem todas as nossas dúvidas… E também aprender bastante sobre os insetos! Vai ser bem logo essa visita, depois que ficar tudo pronto, com transporte, autorização dos pais e tudo o mais… E vai ser uma delícia! Todo mundo ficou muito feliz com a notícia…

REPORTAGEM: INSTITUTO BIOLÓGICO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: