EMEI Jardim Monte Belo – um lugar pra ser feliz!

Por Professora Carolina Lemos Roland

Olá,

Eu sou a professora Carolina e estou trabalhando aqui desde o ano passado. Este ano tive a oportunidade de começar um projeto um pouco diferente do que eu estava acostumada, nesse projeto  resolvi aproveitar alguns recursos disponíveis na EMEI para estimular a comunicação com as crianças.

Conversando com elas e sobre o que fazem durante as aulas e ocupando os espaços da escola, elas têm muito a contar, muita opinião para dividir e mesmo as famílias mais participativas nem sempre sabem tudo o que acontece com seus filhos enquanto estão na escola.

Então resolvemos alimentar o blog da escola que já existe com as experiências das crianças. E mais, visitar os blogs de outras EMEIs, para deixarmos o nosso recado e ver o que também acontece por lá.

Compreender para que a escrita serve, como utilizá-la e gerar na criança a necessidade de aprender, é uma ação de letramento que vai estimular futuras aprendizagens do ensino fundamental, ao mesmo tempo que vai criar nas crianças a clareza da possibilidade de, através da comunicação oral e escrita, tornarem-se autores.

O projeto não visa a “alfabetização” das crianças. Embora elas aprendam muito no caminho, esse não é o objetivo. O objetivo é que as crianças compreendam uma forma muito legal e nova de se comunicar, lendo os outros blogs de escolas semelhante a delas e colocando suas próprias ideias.

Através da internet abre-se uma janela para o mundo, no sentido de que eles podem olhar o que acontece em outros lugares do mundo, em locais às vezes mais próximos, às vezes mais distantes e, também uma janela dentro de si mesmos, mostrando o que acontece dentro da EMEI que eles frequentam e sua rotina.

Percebo que, aos poucos, as crianças tem se tornado leitoras e produtoras de textos, no sentido de que, durante as aulas, mesmo as crianças que se mostram mais tímidas em outros momentos, colocam sua opinião, elaboram suas frases no sentido de criar um interlocução com os possíveis leitores do blog. Nesse sentido, todas as opiniões são levadas em consideração e todas as frases são aceitas e colocadas no quadro, valorizando o pensamento das crianças e estimulando-as a colocar suas opiniões.

Durante a atividade, a cada texto construído, conversamos com as crianças sobre “o que queremos dizer” ,”para quem queremos escrever”, “o que e por que estamos nos comunicando”. Isso antes do texto ser escrito, para que tudo faça sentido e se estabeleça uma coerência textual. Então, tudo o que você ler escrito pelas crianças, pode ser simples e pequenos textos, mas levaram algum tempo para ficarem prontos e muitos sorrisos, risadas, releitura do que foi vivido em sala de aula e colaboração de outros funcionários.

Um beijão e boa leitura…

Professora Carolina Lemos Roland

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: