EMEI Jardim Monte Belo – um lugar pra ser feliz!

Por Professora Valéria Marques Mendes

No último dia da mulher, para comemorar e homenagear, a professora Valéria nos presenteou com uma bela reflexão escrita, entregue a todas as famílias, sobre o papel da mulher na sociedade e sobre a luta diária de todas nós para superarmos a desigualdade e o preconceito. Dividimos isso aqui no blog também! 🙂

DIA 08 DE MARÇO, DIA DAS MULHERES…

Feliz Todos os Dias!

Por Professora Valéria

Já ouvi muitas vezes as pessoas dizendo por que DIA DA MULHER? Tem que ter essa comemoração mesmo? O nosso (dia dos homens) é todo dia…

A verdade é que todos/as nós, mulheres e homens fomos educados/as para acreditar que a mulher é inferior, que tem apenas deveres, e nada de direitos …

Essa visão de que a mulher é fraca, que não é capaz, também foi ensinada por muito tempo, mas sabemos (eu sei e você também), que não é bem assim. Hoje nós votamos, trabalhamos (dentro e fora de casa), ocupamos cargos importantes de decisão, e temos até uma Presidenta!

Todas as mulheres são importantes, assim como todos os homens. É na relação igualitária (lado a lado), em casa, no trabalho, na rua, no transporte público, no carro, é que vamos construindo e vivendo como pares de direitos e deveres.

Aqui em nossa escola, somos todas educadoras, batalhadoras, sonhadoras e acreditamos numa educação baseada na construção de uma sociedade justa e com equidade nas relações humanas entre homens e mulheres, independente de sua sexualidade, sua etnia e sua fé. É no encontro com outras pessoas que chegaremos à sonhada civilização do bem viver.

O dia 8 de março não é apenas uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que descontruam os preconceitos frente o papel e importância da mulher no mundo.

Um ótimo Nosso (todo) dia, Mulheres da comunidade Jd. Monte Belo!
 

           VOCÊ SABIA?

História do  8 de março…

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma   fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram   uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores   condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para   dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de   salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do   salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento   digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência.   As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.   Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente   desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma   conferência na Dinamarca, ficou   decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da   Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas   somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas   comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e   reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O   esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito   e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem,   em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva   de trabalho e desvantagens   na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser   modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932   foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o   voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de   reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos   no executivo e legislativo.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: