EMEI Jardim Monte Belo – um lugar pra ser feliz!

Slide65Por Meire Festa

A escola de educação infantil  tem historicamente utilizado para o trabalho com as crianças, o modelo do ensino fundamental tradicional, que tem mais de 200anos, mas que ainda coloca no professor o papel principal, nas ações de ensino e nas aulas teóricas o formato “adequado” para a aprendizagem da criança.

Para nós é complicado pensar nessa direção, pois acreditamos numa escola de infância diferente disso, uma escola que compreende os meninos e meninas desde bem pequenos como seres sociais, que podem e devem participar dos processos de organização e das escolhas, que são  plenos de capacidades, que tem modos específicos de relacionar-se com os adultos e com as outras crianças, e que nessas relações com os outros e com o mundo constroem suas aprendizagens.

Essa maneira de compreender os meninos e meninas e de valorizar suas ações gerou, paulatinamente,  transformações na prática pedagógica cotidiana da EMEI Jardim Monte Belo.

Nossas observações, estudos e discussões foram exigindo a eleição de novas formas ação a fim de apoiar ainda mais as aprendizagens das crianças e desafiá-las a ir além do que já sabem.

Toda a equipe se envolveu nessa busca, e desses estudos e reflexões surgiu a organização das salas em áreas de atividades (“cantinhos”)  e o projeto que  denominamos  ALEGRIAS DE  QUINTAL.  Esse  projeto acontece no horário intermediário ( das 11 às 13hs para as crianças do período da manhã e as 13 às 15 hs para as crianças da tarde) e atinge diariamente as 320 crianças matriculadas.

Nesse momento as crianças não estão mais sob a responsabilidade de uma única professora e também não tem atividades obrigatórias a cumprir.

É um exercício de ser criança, de autonomia e de autoconfiança, é um espaço para aprender brincando e para construir as culturas infantis, é um momento de encontros e de construção dos grupos, uma hora de expressar-se e de maravilhar-se com o mundo das pessoas e das coisas.

Convidamos o leitor a viajar conosco por esse quintal…. Seus olhares, comentários e colaborações serão muito bem vindos.

Clique no link abaixo e conheça um pouco mais do nosso projeto ALEGRIAS DE  QUINTAL.

Slide3 Slide4 Slide5 Slide6 Slide7 Slide8 Slide9 Slide10

Slide11

Slide41 Slide34 Slide31 Slide25 Slide29 Slide27  Slide23 Slide22 Slide15 Slide14 Slide13Slide46

Slide54 Slide55 Slide53 Slide51

Slide52  Slide48   Slide63 Slide64 Slide65

Comentários em: "UM QUINTAL INVADIU A NOSSA ESCOLA !!!" (10)

  1. Lucilene de LUcca Marini disse:

    Que delícia de quintal! Quero conhecê-lo… Parabéns à equipe da EMEI Monte Belo pela iniciativa e ousadia.

  2. Priscila Amorim disse:

    Que vontade de estar participando também!!! Saudades… Logo, logo estarei aí…Parabéns pelo trabalho, tenho certeza que as crianças estão adorando…

  3. Debora disse:

    Parabéns à equipe pela coragem e ousadia em fazer diferente. Aprendi com vcs a construir, desconstruindo! Saudades!

  4. Sonia Larrubia Valverde disse:

    Parabéns a toda a equipe!!! Somente um trabalho coletivo permite momentos tão prazerosos. Percebe-se que as crianças estão de fato exercitando sua atonomia e são incentivadas em suas potencialidades. Que as alergrias de quintal se espalhem pela cidade…
    Um grande abraço

  5. Que boniteza de trabalho…de brincadeiras…que Alegria de Quintal….PA-RA-BÉNS…preciso visitar este quintal e me alegrar…bj grande!!

  6. Jacqueline Ruiz Paggioro Toledo Barbosa disse:

    Meire e equipe: fiquei fascinada com a proposta. As imagens traduzem as possibilidades de aprendizagens para todos. Sucesso a todos.

  7. Ana Paula de Aguiar Maia Afonso disse:

    Que trabalho belíssimo!!! Poderiam renomear a EMEI para MONTE BELÍSSIMO!!! Bjs a todas e todos. Parabéns!!!

  8. Anita Freitas disse:

    Parabéns à equipe por desejar e acreditar que é possível construir um projeto tão maravilhoso. Parabéns às crianças pela participação na construção da escola desejada.

  9. Edinéia disse:

    Muito boa ideia. Parabéns à equipe. Um trabalho assim precisa da união de pessoas com determinação!

  10. Adriana Leite disse:

    Oi pessoal, foi uma grande alegria visitá-las, como é lindo ver crianças brincando e aprendendo com prazer e significado, sendo elas mesmas, crianças, exercendo autonomia com responsabilidade. Que delícia de quintal, que vontade de voltar a ser criança, só vendo para crer e nós fomos a campo e comprovamos, PARABÉNS!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: