EMEI Jardim Monte Belo – um lugar pra ser feliz!

sororidade-acervo-pessoal-de-panmela-castro

Por Professora Karina Cabral

VAMOS CELEBRAR!

Eis o nosso presente de dia da mulher para você, mulher que faz parte da nossa comunidade escolar. Não é uma flor, não é um cartão com palavras bonitas, não é um chocolate, não é uma “lembrancinha”. É uma reflexão. E um convite a celebrar.

a6f4c108b8

Vamos celebrar a luta das grandes mulheres que marcaram a nossa História!

Celebremos a vida e a história de grandes heroínas, como Anita Garibaldi; Dandara de Palmares; Olga Benário; Joana D´Arc;  Violeta Parra; Maria Quitéria; Mata Hari; Madre Teresa de Calcutá; Maria da Penha; Pagu; Dilma Roussef.

Olhemos e sigamos o exemplo de mulheres inteligentíssimas e cultas, como Clarice Lispector; Cecília Meireles; Anita Malfati; Frida Kahlo; Simone de Beauvoir; Cora Coralina; Carmem Miranda.

imagem_8_8830

Mas acima de tudo, celebremos a nossa vida! A vida das grandes mulheres anônimas que conhecemos, e que mal reparamos, mas que são grandes heroínas, valentes e cultas também, e que estão todos os dias vencendo a violência contra as mulheres.

mulheres-que-vc3a3o-a-luta-feminismo

Celebremos a capacidade de amar das mães que saem para trabalhar carregando os filhos e filhas nos braços, deixam na escola e com outras colaboradoras, trabalham e correm o dia todo se preocupando com o que está acontecendo em casa, e quando chegam, exaustas, ainda conseguem dar comida, carinho, atenção a suas famílias, mesmo que estejam, elas mesmas, se sentindo mal, sozinhas e doentes. Vocês são demais!

Celebremos a persistência das mulheres que foram abandonadas com seus filhos por homens que não se importaram com suas famílias. As grávidas que não contaram com ninguém. As jovens que foram hostilizadas e expulsas por seus pais. As divorciadas que foram julgadas por todos e todas, mesmo quando foram elas as abandonadas, traídas, machucadas. As que souberam dar conta do recado, sustentar a casa, fazer jornada dupla e reconstruíram a si mesmas, e modificaram tudo ao seu redor. Vocês são maravilhosas!

Celebremos a força das mulheres agredidas, humilhadas, estupradas, violentadas. Elas, que se sentiram um lixo, um nada. Elas, que sentiram dor no corpo, na mente, e na alma,  sem ter culpa de nada – foram agredidas apenas por serem quem são. Elas, que muitas vezes se calaram por medo, mas souberam achar um jeito de continuar vivendo e seguindo adiante. Vocês são incríveis!

Celebremos a inteligência e esperteza das mulheres que driblam o preconceito por serem pobres, nordestinas, gordas, negras, indígenas, idosas. Elas, que vencem poucas oportunidades, as dificuldades históricas, as piadinhas sem graça, a insensibilidade masculina – explícita ou velada, os julgamentos, e ainda assim estudam, trabalham no que querem, dirigem, consertam coisas em casa, escolhem quem vão namorar, se vestem como querem, pesam o quanto querem, tem a aparência que querem e se sentem bonitas e dignas por serem quem são. Vocês são lindas!

feminismo

Celebremos a coragem das mulheres que denunciam abusos, gritam por direitos, expõem velhas feridas, não aceitam ser subjugadas, fazem movimentos sociais, protegem as outras, falam o que ninguém quer ouvir, propõem outras ideias, não aceitam nenhum tipo de opressão, e estão na luta. Vocês são valentes!

E não nos esqueçamos das companheiras que ainda precisam de ajuda para fazer tudo isso… Para se conhecerem melhor, identificarem abusos, brigarem por seus direitos, saírem do sofrimento. Todas nós precisamos de ajuda! E somos nós, outras mulheres, que vamos dar a mão para puxar as nossas amigas para uma vida melhor. Nós merecemos! E nossa luta é diária.

                Feliz dia de luta feminina, irmãs!

Abraços da equipe da EMEI Jardim Monte Belo

diamujer

Anúncios

Comentários em: "VAMOS CELEBRAR! 8 DE MARÇO – DIA DE LUTA" (1)

  1. JOSILENE DA S. AUGUSTO disse:

    Parabéns, fico arrepiada cada vez que leio a publicação desse blog! Vocês conseguem trazer a tona temas antigos,porem com ( re) significado atualíssimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: