EMEI Jardim Monte Belo – um lugar pra ser feliz!

Princípios que norteiam a prática das educadoras da EMEI Jardim Monte Belo quanto à  leitura para crianças pequenas

Texto – Professora Karina Cabral

Queridas famílias!

Ler é uma delícia! E também abre muitas portas e janelas de aprendizado sobre o mundo, sobre as coisas, sobre a natureza, sobre as pessoas.

Mas esse prazer, esse direito de saber, é negado a muitas pessoas, especialmente em um país como o nosso, onde a educação é tantas vezes negligenciada. Apenas metade dos brasileiros têm o hábito de ler, e em média, essas pessoas só leem 2 livros por ano, e mesmo assim, quase ninguém lê por escolha… Quase ninguém sabe como é gostoso ver em um livro uma companhia, um motor para o sonho e a imaginação, um professor, uma alegria diária. ( A escritora Lygia Bojunga fala lindamente desse amor sobre os livros, leia aqui ).

Temos poucas bibliotecas públicas ( e muitas delas estão vazias ), livros são materiais caros e nem todo mundo tem acesso. São poucas as casas brasileiras que contam com uma biblioteca, e muitas pessoas, mesmo tendo ficado muitos anos na escola, não são leitores, leitoras independentes, que escolhem os próprios livros e trocam informações sobre eles com outras pessoas. ( Saiba mais sobre os hábitos de leitura dos brasileiros clicando aqui. )

Queremos que nossas crianças tenham oportunidades diferentes, e que cresçam leitores e leituras competentes e felizes! Por isso lemos para elas todos os dias, e fazemos também a atividade de biblioteca circulante, que é quando as crianças levam para casa os livros da escola, para partilhar com a família. ( Saiba mais sobre a leitura em sua casa clicando aqui ).

Aqui seguem algumas dúvidas frequentes que as famílias têm demonstrado com essa atividade, e que estamos orientando de acordo com os princípios que temos em nossa escola. Você pode ler todo o texto, ou procurar uma dúvida pontual e ler a resposta.

Esperamos que ajude vocês a tomarem gosto pela leitura!

DÚVIDAS FREQUENTES DAS FAMÍLIAS SOBRE LEITURA EM CASA

A criança é capaz de cuidar de um livro? Posso dá-lo nas mãos dela?

Sim! Mesmo bebês bem pequenos podem folhear e ter contato com os livros. Claro, devemos ir ensinando, aos poucos, os cuidados necessários para que esse material não se estrague, e entender que, eventualmente, acidentes podem acontecer. Mas é melhor para todas as crianças que possam ter o livro em mãos e irem se acostumando com esse material.

Com que frequência devo ler para a criança?

Em nossa escola lemos para as crianças todos os dias. É importante que vocês leiam em casa o máximo que puderem, mas que isso não se torne uma obrigação, uma convocação… E sim um prazer, um convite. Algumas famílias nos contam que gostaram muito de estabelecer um momento fixo para a leitura em casa – ler todas as tardes, ler todos os dias na hora de ir dormir, ou ler após o jantar. Não podemos esquecer que a leitura também é uma troca de carinho, de companhia, de contato… E que isso é importante e agradável para a família.

O que preciso para fazer esse momento de leitura em casa?

O ideal seria que vocês tivessem um espaço confortável para sentar ou deitar, bastante silêncio para se concentrar, longe de outros estímulos que possam interferir na leitura, e que começassem a ler depois que a criança consegue sentar, se acalmar e se concentrar. Mas se isso não for sempre possível, não há problemas. Há pessoas que leem no ônibus, em meio ao barulho, no sofá, na cama, nas horas mais diferentes do dia… Cada um vai criando seus hábitos, seus rituais. Para ler, basta começar a ler. É importante, porém, que antes da leitura vocês façam seus combinados, e que você apresente o livro à criança – mostre a capa, leia o título, o autor ou autora, diga se tem muitas imagens ou não, se vai demorar ou não, etc. Isso ajuda a criança a lidar com a ansiedade e aumentar a concentração.

A criança é capaz de escolher um livro, mesmo sem saber ler?

Sim! Ler formalmente as letras é apenas um jeito de ler. Inclusive, a gente aprende a ler formalmente fazendo relações, inferências, tentando adivinhar, observando imagens, “pistas” que os livros vão nos dando. E se alguém lê para as crianças, elas vão formando o seu próprio gosto – vão tendo preferências, vão gostando desse ou daquele autor ou autora, vão preferindo um tipo de histórias, vão mudando de fase, às vezes sempre escolhem o mesmo livro, várias vezes… Tudo isso é esperado, e muito bom que aconteça. Escolher a própria leitura é um dos processos mais legais de ser um leitor, uma leitora, e por isso, aqui na escola, as crianças podem escolher qual livro vão apreciar, e escolher também qual livro vão levar pra casa. Porém, é importante mostrar às crianças coisas novas, pois um leitor eficiente também é aquele, aquela que troca informações com outros leitores e leitoras. Para isso, vocês podem combinar que, de vez em quando, as pessoas adultas também vão escolher livros para trazer para o momento de leitura em casa.

Recebi um livro quase sem imagens. Ele é apropriado para a criança pequena? Qual é o melhor tipo de livro para a criança?

Há muitos tipos de livros diferentes; são os gêneros de texto. Poemas, contos de assombração, histórias de repetição, contos regionais, contos de fadas, contos fantásticos, fábulas, textos informativos, instruções, relatos, diários, peças de teatro, descrições, catálogos, atlas, dicionários… Puxa, são muitos tipos de livros possíveis! Partimos da ideia de que a criança pode ler qualquer gênero de livro, pois cada criança é diferente, e tem um gosto e uma necessidade diferente, estão em momentos diferentes, e há livros para todas elas. Mas alguns, elas gostam mais. São aqueles que se referem a temas infantis, ou que têm muitas imagens, ou que trazem uma linguagem mais próxima, ou que fazem brincadeiras com as palavras… De qualquer forma, a criança pequena pode, sim, ouvir uma leitura sem ver imagens. Basta que antes de começar, digamos a elas as características do texto que será lido.

O texto do livro que a criança escolheu tem muitas palavras difíceis… O que eu faço?

É importante ler as palavras como aparecem no livro. Não tente trocar por outra palavra que você acredita ser mais fácil, ou parar a leitura para explicar. Às vezes, pelo próprio contexto da história, a criança descobre o significado da palavra, e assim amplia seu vocabulário. Se ela tiver dúvida, se for muito importante pra ela… Ela perguntará. Importante também acolher os comentários da criança sobre a leitura, mas não fazer grandes pausas, para que o sentido não se perca.

O livro escolhido é muito grande e a criança perde a paciência… O que fazer?

Vocês podem escolher ler um texto muito extenso em capítulos, um pouco por dia. Ou se a criança se mostrar cansada, a leitura pode ser interrompida para continuar em outro momento. Às vezes acontece, também, de o livro realmente não interessar à criança, e não há problema em interromper a leitura se ela de fato não gostar, ou o desafio for muito grande pra ela. ( Leia os 10 direitos do leitor segundo Daniel Pennac aqui).

Acredito que o tema do livro escolhido não é próprio para a criança. Devo permitir a leitura?

Os temas da vida interessam às crianças, todos eles, e tudo depende da maneira como são abordados. Às vezes, as crianças querem saber sobre coisas difíceis, delicadas, e que não sabemos como falar, como a morte, a doença, a violência, o sexo, a desigualdade, os sentimentos negativos… Existem livros sobre todos esses temas que são abordados de maneira inteligente, apropriada e muito sábia pelos autores e autoras. Nossas estantes têm livros possíveis de serem lidos por todas as crianças, mas se você está desconfortável sobre a escolha dela, converse com ela sobre isso.

O que fazer após a leitura?

Às vezes, é possível fazer uma boa conversa sobre o que foi lido. Às vezes, ler de novo. E muitas vezes, não é preciso fazer absolutamente nada. O livro, em si, sabe bem fazer o trabalho dele e já é uma atividade completa. Não é necessário desenhar, ou escrever algo, ou recontar a história… Deixe que as coisas aconteçam o mais naturalmente possível.

Como posso saber se a criança tem aproveitado os momentos de leitura?

Um bom leitor, uma boa leitora, escolhe livros, conhece vários materiais de leitura, se interessa por ler, comenta o que leu, faz indicações, critica os autores e autoras, observa… E aos poucos vai lendo de maneira mais independente. Só que isso não se constrói de uma hora pra outra… É um processo longo e que não acaba nunca. É infinito o caminho da leitura! Por isso, saiba que, de qualquer forma, a criança está aproveitando o momento de leitura em casa, mesmo que você ache que não, ou não veja sinais aparentes de mudança. Insista! 😉

Onde posso conseguir mais livros?

  • Temos bibliotecas públicas em São Paulo que são incríveis, e muitas delas contam com atividades culturais gratuitas para as crianças, como rodas de história, peça de teatro, saraus e brincadeiras; há bibliotecas inclusive dentro dos CEUS. Saiba mais sobre os endereços das bibliotecas e sua programação clicando aqui.
  • Você pode solicitar livros para chegar em sua casa gratuitamente a partir do programa leia para uma criança. Clique aqui. O mesmo instituto disponibiliza um acervo de livros digitais. Clique aqui.
  • Mais um bom acervo de livros digitais para crianças, para quem não pode comprar ou ter acesso a livros. Clique aqui.
  • Algumas ONGs financiam e fomentam projetos de leituras para crianças. Veja um bom exemplo clicando aqui.
  • Você pode montar, com outras famílias, um clube do livro para trocas e empréstimos, ou mesmo encaminhar a montagem de uma biblioteca comunitária em seu bairro. Veja como clicando aqui.

Esperamos ter ajudado! Contem sempre conosco!

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